30 de março de 2012

Imagem do Dia] Despedida do secretário Deuzinho Filho da SPSP para reassumir seu mandato como vereador

Durante os 9 meses que esteve a frente da Secretaria de Patrimônio e Serviços Públicos (SPSP), Deuzinho Filho,  transformou a sua secretaria como modelo para as demais. Muitos dizem que a atual administração tem um marco após chegada do vereador Deuzinho a SPSP. Realmente muita coisa mudou após sua chegada ao Governo Municipal, e mudou para melhor. Agora Deuzinho deixa a secretaria para voltar a Câmara Municipal. Deixa uma secretaria que hoje funciona a todo vapor. Deuzinho volta as suas origens, agora situação. Vamos esperar os próximos embates que serão concretizados a partir da próxima terça-feira na Câmara Municipal de Caucaia. Na foto o sub-secretário Beto Martins que agora assume a SPSP, o secretário de infraestrutura Neto prestigiou hoje a despedida do Deuzinho. Desejamos sucesso ao Deuzinho Filho e ao novo secretário Beto Martins que agora tem a responsabilidade de dar continuidade a secretaria que Deuzinho organizou. 

Abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia recebe reforço

A Cagece vai executar nesta segunda-feira (02), o injetamento de uma nova tubulação de água que vai beneficiar a zona noroeste de Fortaleza e parte de Caucaia, na Região Metropolitana (RMF). A linha de reforço levará mais água para os bairros Potira, Jurema, Conjunto São Miguel, Tabapuá e adjacências, locais que sofrem atualmente com problemas de baixa pressão e distribuição de água. Para a construção da nova linha, serão investidos R$ 3.548.234,61 e implantados 11.377 metros de rede.

Para tanto, será necessário suspender o abastecimento, no dia 2, a partir de 07 horas, com retorno às 22 horas do mesmo dia. O equilíbrio do sistema está previsto para o final da quarta-feira (04). O serviço de injetamento será executado na esquina da Avenida B, esquina com Avenida Contorno Oeste.

Entre os bairros afetados pela suspensão no abastecimento estão Novo Paraíso, Nova Metrópole, Aeronópolis, Parque dos Cajueiros, Parque do Araturi, Araturi, Eldorado II, Almirante Araturi, Esplanada do Araturi, Parque Potira e Jurema.


Assessoria de Imprensa da Cagece

Professores do ensino fundamental de Caucaia negociam melhorias salariais com o Governo Municipal


Esta manhã foi realizada um ato público dos servidores municipais que percorreu as ruas do Centro até o Palácio Municipal de Caucaia. Os Professores do nível fundamental estão em negociações salariais com o Governo.  
No gabinete do executivo maior uma comitiva foi recebida. As negociações continuam com o acordo de uma reunião com as autoridades da cidade e representantes da classe dos Professores para próxima terça-feira (03/04). 

Defensoria Pública participa de evento em Caucaia



Defensores Públicos prestaram assistência à população no último sábado (24)
A Defensoria Pública atuante no município de Caucaia, representada pelos Defensores Públicos Luciana Ferreira Gomes e Victor Matos Montenegro, marcaram presença no evento “Dia do Bem”, promovido pela Associação Beneficente Coração de Maria, no último sábado, 24 de março.
Na ocasião, os Defensores prestaram atendimento e orientações jurídicas à população da comunidade Capuã, localizada em Caucaia, com o auxílio da Unidade Móvel. Dentre outros serviços oferecidos à população, estavam oficinas de reciclagem, orientação sobre coleta seletiva, consultas médicas, plantio e distribuição de mudas, palestras sobre alimentação saudável.

29 de março de 2012

Governador Cid diz que a UPA de Caucaia será inaugurada em junho

O Governador Cid Gomes revelou hoje através da sua TwitterCam, ao vivo, que a UPA de Caucaia será inaugurada em junho deste ano. 

O que é a UPA?

As Unidades de Pronto Atendimento são estruturas de complexidade média, ficando entre a unidade básica de saúde e as urgências hospitalares, e com estratégia de atendimento diretamente ligado ao Serviço Móvel de Urgência, o SAMU. Elas são 24hs e, em alguns locais, atendem até 500 pacientes ao dia. Até 2010, o governo pretende instalar 500 UPAs em todo o país, como forma de desafogar e melhor distribuir o fluxo atendimento de muitos hospitais nas localidades em que são instaladas. Números divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que as UPAs são altamente resolutivas e que, normalmente, menos de 1% dos casos precisam de remoção hospitalar.
Em Caucaia serão construidas duas UPAs. Uma no Centro da cidade e outra na Jurema. 

Até julho a policlínica de Caucaia será inaugurada

O Governador Cid Gomes disse hoje pela TwitterCam , respondendo perguntas de internautas, que até no máximo agosto irá inaugurar todas as policlínicas do Estado, incluindo a de Caucaia.   

Veja o cronograma da feira da agricultura familiar - 2012

Comunicamos o cronograma da Feira da Agricultura Familiar para o ano de 2012, para que sejam feitas, com a devida antecedência, os preparativos necessários.

MÊSABRILMAIOJUNHOJULHOAGOSTOSETEMBROOUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO
DIA041106131014110914
Eventuais mudanças serão informadas com a devida antecedência.

Conferência discute direitos das crianças em Caucaia

O Governo Municipal de Caucaia realizou, através da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a VIII Conferência Regional dos Direitos da Criança e Adolescente do Ceará, na última qunta-feira, dia 28, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Centro de Caucaia. O evento teve como tema: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos Estados, Distrito Federal e nos municípios”.

Campanha contra a tuberculose termina com blitz

 No ultimo dia 23 de março, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o lançamento da Semana de Intensificação contra a Tuberculose, no Conjunto Araturi. As escolas Rita de Cássia e André Viana Camurça participaram do evento, com o apoio de profissionais de saúde, do Programa Mais Educação e do Programa Saúde na Escola. Alunos com faixas e cartazes ensaiavam gritos de guerra contra a tuberculose, alertando a população para os sinais e sintomas da doença.
A programação seguiu até o dia 29, com a realização da busca ativa dos sintomáticos respiratórios nas unidades básicas de saúde, com o objetivo da detecção precoce da doença e o inicio do tratamento. Houve ainda, no dia 29, uma blitz de sensibilização contra a tuberculose, no Centro de Caucaia, ao lado da Praça Matriz, com a distribuição de panfletos informativos.

Cid decide amanhã cessão de terreno para futura refinaria

No encontro com a presidente da Petrobras, o governador vai tratar da data em que será entregue o terreno


O governador Cid Gomes deve se reunir com a presidente da Petrobras, Graça Forster amanhã, na sede da estatal, no Rio de Janeiro. Ele deve ser acompanhado pelo secretário estadual da Infraestrutura, Adail Fontenele.
No encontro, Cid Gomes acertará com Graça Forster a data em que será entregue oficialmente o terreno reservado para a futura Refinaria Premium da estatal. São 50 hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
A gerência de implantação da Refinaria Premium II estima que, em até três meses, a Petrobras conclua o processo de lançar os editais para realização do cercamento e proteção do terreno que abrigará a refinaria. As obras devem ser iniciadas no fim de setembro.
Cid Gomes recebeu engenheiros da Petrobras em audiência no Palácio Abolição. A intenção é, caso haja o licenciamento para perfuração de novos poços, agilizar a perfuração de 78 unidades até o fim do ano.
O governador se comprometeu a incluir na pauta da reunião com a presidente da Petrobras, Graça Foster, uma discussão sobre a ampliação da produção de petróleo do campo da Fazenda Belém (FZB), em Icapuí.
A decisão foi anunciada em audiência solicitada pelo deputado Dedé Teixeira (PT). Participaram representantes do Sindicato dos Petroleiros do Ceará e Piauí (Sindipetro), da Associação dos Engenheiros da Petrobras – Nordeste Setentrional, do Sindicato dos Trabalhadores da FZB e da Prefeitura de Icapuí.
O Campo de FZB está localizado na parte norte da Bacia Potiguar emersa, na plataforma de Aracati e abrange áreas dos municípios de Aracati e Icapui. Foi descoberto em março de 1980 e tem como principal reservatório produtor a Formação Açu. O óleo é tido como “pesado”, de alta viscosidade.
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A reunião do governador Cid Gomes com Graça Foster, ocorrerá na sede da estatal, no Rio de Janeiro. O secretário Adahil Fontenele, da Infraestrutura, acompanha Cid.
O Povo

Mais indústria vai se instalar no Complexo Industrial do Pecém

Chega a Protork, indústria curitibana de autopeças. Ela abrirá fábrica no Complexo do Pecém. Trazidos pela Taurus Representações, os paranaenses Marlon e Altair Bonilha, sócios da Protork, estiveram com Cid Gomes com quem celebraram parceria.

Egídio Serpa

Exemplo a ser seguido] Resort Vila Galé realizou a segunda edição do mutirão de limpeza da praia do Cumbuco

Hoje foi realizado no Resort Vila Galé, na praia do Cumbuco, a segunda edição do Mutirão Praia Limpa. A ação envolveu funcionários e hospedes do Resort. A mobilização é estimulada por uma disputa entre equipes. Crianças, jovens, colaboradores entram no clima contagiante para manter a praia limpa. Disputando qual das equipes coletam mais lixo da faixa da praia próximo ao Resort. São marcados 30min e a equipe que coletar mais detrito (papel, plástico, metal, vidro, latinha, garrafa pet) é decretada a vencedora da competição. Para medir a quantidade de lixo que cada equipe coletou é necessário do uso de uma balança (a quantidade de lixo que tiver mais peso ganha a competição).
Para o hospede Delano Ricardo esta ação do Vila Galé é muito positiva por que incentiva a educação ambiental tanto para os visitantes como para os nativos respeitarem mais o paraíso que é o Cumbuco. O objetivo da prova era coletar o máximo de resíduos possíveis em meia hora.
Esta ação que envolve hóspedes e funcionários serve de exemplo para todos os empreendimentos situados na orla de Caucaia. Durante a saudável disputa entre equipes foram coletadas quase 100kg de lixo. Este evento faz parte da tradição da rede Vila Galé. Outras ações como a de hoje no Vila Galé devem acontecer no Cumbuco.

Veja como foi: 



28 de março de 2012

CSP e logística

Só na primeira etapa de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém, serão desembarcados 1,3 milhão de m³ de equipamentos que virão da Ásia. Já se planeja a logística da descarga e do transporte desse material, do TMUT para a ZPE, ao lado.

Egídio Serpa

Caucaia na lista] Municípios cearenses vão receber mais de R$ 35 milhões para construção de praças

Os municípios cearenses vão dispor de mais de R$ 35 milhões para construção de praças para a prática de esportes e cultura. De acordo com a Caixa Econômica Federal, até esta quarta-feira (28), 17 prefeituras no interior do Estado fecharam o contrato com a Caixa Econômica, projeto do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Já em Fortaleza, a Prefeitura vai construir três praças nos bairros Ancuri, Vicente Pizon e Granja Lisboa, que somam o montante de R$ 9,2 milhões.
Segundo a Caixa Econômica, o recurso repassado pelo Governo Federal é para a construção das praças, os municípios devem se responsabilizar pela gestão do espaço, como coordenação de oficinas de capacitação, modalidades esportivas, apresentações culturais e de arte.
Ao todo no Brasil, foram selecionadas 800 cidades que receberão investimentos semelhantes. Após a assinatura dos contratos, as prefeituras começam o processo licitatório.
Projeto
O Governo Federal disponibilizou aos municípios três modelos de projeto de referência. Segundo a Caixa Econômica, cabe a cada município realizar adaptações no projeto ou elaborar projeto próprio, adequando ao conceito da proposta.
A execução do projeto será administrada pelo município e os valores do repasse serão transferidos pela Caixa de acordo com o cronograma de execução da obra.
A maioria dos projetos que serão executados no interior do estado foi adaptada do modelo de projeto de 3.000 m². Neste projeto, constam 2 edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

Municípios que vão receber recursos

Acopiara – R$ 1.975.701,34
Barbalha – R$ 1.955.917,62
Canindé – R$ 2.125.295,28
Caucaia – R$ 2.167.094,61
Crato – R$ 1.922.175,00
Crateús – R$ 1.941.542,51
Horizonte – R$ 1.986.534,23
Iguatu – R$ 1.962.983,15
Itapipoca – R$ 2.701.603,18
Juazeiro do Norte – R$ 1.897.340,21
Maracanaú – R$ 2.410.568,30
Pacajus – R$ 2.676.841,81
Pacatuba – R$ 1.939.718,77
Quixadá – R$ 1.875.617,07
Quixeramobim – R$ 1.963.099,98
Russas – R$ 2.115.382,35
Tauá – R$ 1.997.586,35

Diário do Nordeste

CSP: 15 mil para as obras civis

Clique para Ampliar
Construção do equipamento vai beneficiar trabalhadores de Caucaia e São Gonçalo, mas serão necessários operários de outros estados
Companhia define como vai chegar ao número de trabalhadores necessários a serem recrutados no Estado
Com terraplenagem em curso e obras civis do pátio de estocagem de materiais e das vias de acesso e serviços anunciadas para começar em julho próximo, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) amplia os estudos de sustentabilidade econômica, social e ambiental do empreendimento, para definir o número de trabalhadores necessários nessa primeira fase e de onde eles poderão ser recrutados. Levantamentos iniciais feitos na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) mostram que cerca de 3.000 operários da construção civil poderão ser recrutados nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia e adjacências. As obras civis irão absorver 15 mil trabalhadores.

Demais operários, como serralheiros, montadores, eletricistas e encanadores etc, poderão ser contratados no Ceará, mas precisarão, antes, ser capacitados. Nesse sentido, explica o gerente de Sustentabilidade da CSP, Marcelo Baltazar, parcerias estão sendo celebradas com o governo do Estado e as prefeituras municipais envolvidas, para capacitação da mão de obra básica, o que tende a acontecer no Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), em construção no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, no município de Caucaia.

Migração

Dados dos estudos revelam ainda, que na fase de construção civil das obras, cerca de 70%, em média, do pessoal a ser empregado, serão operários do nível fundamental de ensino; e 30% de nível técnico; enquanto que nas etapas seguintes, de instalação dos equipamentos e operação, a proporção tende a se inverter.

Na fase de operação da usina - prevista para iniciar em dezembro de 2015 e a partir de quando deverão ser empregadas 4.000 pessoas - 70% da mão de obra será especializada.

Nesse contingente estão incluídos, prioritariamente, engenheiros, mecânicos, civis, de segurança do trabalho, técnicos em metalurgia e siderurgia, administradores, etc. "5% dessa mão de obra será de engenheiros", antecipa Baltazar.

Ele informa que parte desse pessoal poderá ser contratada no Ceará e outra parte, oriunda dos estados do Nordeste, do Sudeste e até dos exterior. "A migração (de técnicos especializados para o Ceará) será acelerada na fase de operação", explica o gerente da CSP.

Sustentabilidade

Para ele, esse processo de migração de mão de obras especializada é salutar, à medida em que permite a troca de experiências e a absorção de novas tecnologias pelos operários menos qualificados. "A migração pode ser uma solução", aponta Baltazar, lembrando que muitos dos equipamentos a serem instalados e operados na usina são importados.

As ações de sustentabilidade, acrescenta o executivo, extrapolam os aspectos econômicos e buscam promover também o desenvolvimento social e ambiental das comunidades, que serão criadas no entorno do empreendimento. Nesse sentido, ele informa que estão previstos a aplicação de R$ 1 bilhão, na aquisição de equipamentos para batimento de pó, de lavagem de gases poluentes, na construção de estação de tratamento de efluentes, em hipermeabilização, e no monitoramento das emissões e das ações ambientais.

Cid Gomes discute pauta alfandegária e cercamento
O governador Cid Gomes recebeu ontem, no Palácio da Abolição, o presidente executivo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Marcos Chiorbolli, com quem discutiu o cercamento da área e questões alfandegárias para a chegada dos equipamentos da Siderúrgica, prevista para abril próximo. Na oportunidade, Chiorbolli confirmou que as primeiras estacas para o início das obras civis começam a ser fincadas em julho próximo e que a terraplenagem será concluída em dezembro vindouro.

Do encontro participaram o secretário Estadual da Infraestrutura, Adail Fontenele, e técnicos do empreendimento. Em implantação dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), a CSP gozará de todos os benefícios fiscais e tributários assegurados na lei das ZPEs.

Semana da Árvore

Atualmente, o empreendimento gera 220 empregos diretos nas atividades de terraplenagem, além de empregar técnicos ambientalistas que estão trabalhando no resgate e na recuperação da fauna e da flora na região. A diversidade florestal encontrada é composta de 90 espécies, 75 gêneros e 33 famílias, sendo uma espécie considerada ameaçada de extinção, a Gonçalo Alves; uma endêmica e quatro raras e ainda 5.023 animais.

Como forma de compensar a degradação ambiental na área, a CSP criou um viveiro com 150 mil mudas de espécies variadas de plantas, para plantio e recuperação de 200 hectares, ou 20% da área de mil hectares da estação ecológica do Pecém. Segundo o gerente de sustentabilidade da CSP, Marcelo Baltazar, 40% das mudas já foram cultivadas no ano passado, devendo as restantes serem até junho próximo. Parte delas estão sendo plantadas ao longo desta semana, por estudantes de escolas públicas e privadas, em comemoração à Semana da Árvore.
Diário do Nordeste

Cid acerta com Petrobras cessão de terreno para futura refinaria

O governador Cid Gomes vai estar com a presidente da Petrobras, Graça Forster, na próxima sezxta-feira, na sede do órgão, no Rio. Com ele, o secretário estadual da Infraestrutura, Adail Fontenele. Na ocasião, Cid Gomes acertará com Graça Forster data em que o terreno reservado para a futura Refinaria Premium da estatal será entregue oficialmente.
São 50 hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).
A Petrobras pretende lançar os editais para realização do cercamento e proteção do terreno que abrigará a refinaria. A Gerência de implantação da Refinaria Premium II estima que, em até três meses, a Petrobras conclua este processo, para poder iniciar as obras no final de setembro.

Eliomar de Lima, com modificação.

27 de março de 2012

Blog de Caucaia lança uma campanha no Facebook para levantar o orgulho de ser caucaiense


Hoje é a data em que o Blog de Caucaia lança uma campanha para levantar a auto-estima dos filhos, visitantes e moradores de Caucaia: "Essa pessoa é do bem e ama Caucaia".
O objetivo da campanha é fazer com que todo caucaiense tenha orgulho de ter nascido nesta cidade de tantas potencialidades. 
Para participar da campanha basta compartilhar a logomarca oficial no status do seu perfil no Facebook.

Empresas do setor de distribuição de combustíveis querem se instalar em Caucaia

Pelo menos oito empresas do setor de distribuição de combustíveis - algumas nacionalmente conhecidas e instaladas no Mucuripe - já apresentaram à Adece projetos de instalação de unidades de tancagem na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Egídio Serpa

Siderúrgica de Caucaia ficará pronta primeiro que a Companhia Siderúrgica do Pecém

Anotem: a Siderúrgica do Pecém S/A, que o grupo espanhol Hierros Añon, implantará no Complexo Industrial do Pecém, entrará em operação antes da Companhia Siderúrgica do Pecém. A espanhola vai fabricar aços longos e planos.


Egídio Serpa

Potencialidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém até 2050 serão mapeadas

Mapear as potencialidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) até 2050 é um dos desafios a serem encarados por um dos subgrupos do Conselho gestor do complexo formado na tarde de ontem. Além dessa equipe, outra frente será responsável por fazer um levantamento acerca dos obstáculos cotidianos que a área enfrente atualmente. "Vamos atuar com esses dois focos. Um será mais voltado para o futuro e o outro para o dia a dia mesmo do complexo", explicou o secretário do Planejamento e Gestão do Estado, Eduardo Diogo.

A equipe integrada por 17 órgãos e entidades, além das prefeituras municipais de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, saiu da reunião na Seplag com o próximo encontro já marcado para o dia 23 de abril. Nesta ocasião serão apresentados didaticamente as metas que precisarão ser cumpridas. O Conselho Gestor do Cipp pertence a uma unidade gestora que permitirá pensar a região não mais de modo municipal, mas integrado, permitindo a potencialização dos benefícios a serem trazidos com os novos empreendimentos.

Mão de obra

Dirigentes dos setores produtivos e de secretarias do Estado, além de representantes do Sebrae/CE, Senai, Senar, FCDL e CIC também estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira na Seplag, discutindo a formação de mão-de-obra no Ceará.

"Hoje, o nosso maior entrave é a falta de integração dos órgãos envolvidos em capacitação no Estado. A gente precisa integrá-los para que, desta forma, consigamos manter ações focadas nas demandas de mercado", explica Eduardo Diogo.

Plano Brasil Maior

Marcado para ser lançado no Ceará no próximo dia 2, o Plano Brasil Maior tem por objetivo criar uma agenda de qualificação profissional nas áreas mais necessárias no Estado.

Diário do Nordeste

Em abril começa a obra de duplicação da Rodovia Estruturante

No dia 1º de abril, será iniciada a obra de duplicação da Rodovia Estruturante, que liga Caucaia a Itapipoca e corta algumas das mais belas praias do Litoral Oeste do Ceará. O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Adail Fontenele, explica: o primeiro trecho, de 13 Km, a ser duplicado é o que desviará a estrada do terreno a ser ocupado pela refinaria que a Petrobras construirá no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O nome da empresa vencedora da licitação para a execução desse trecho da rodovia deverá ser divulgado hoje. Os demais trechos da obra serão licitados no próximo mês de março, diz Adail.

Egídio Serpa

26 de março de 2012

Imagem do Dia] Mastro da bandeira de luto pelo falecimento do humorista Chico Anysio

Caucaia está de luto pelo falecimento do maior humorista do Brasil – Chico Anysio. Bandeira do Brasil hasteada ao meio na entrada principal de Caucaia.

Caucaia Promove Formação Para Professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos


Secretário de Educação falando sobre a importância da Formação
Professores e Coordenadores municipais são capacitados, através da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, para o Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A formação que tem carga horária de 100h/a ocorrerá durante oito meses, havendo encontros presenciais e a distância.

O 1º Encontro ocorreu no dia 16 de março, com presença de 167 participantes, no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia e foram abordados os temas: O que é educação de jovens e adultos? Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, Planejamento e Avaliação de Ações, Refletindo Sobre a Prática Pedagógica e Alfabetização de Jovens e Adultos.

A EJA Tem o objetivo de restaurar o direito à educação aos jovens e adultos, oferecendo a eles igualdade de oportunidades para a entrada e permanência no mercado de trabalho e qualificação para uma educação permanente. Em Caucaia 69 escolas são atendidas, totalizando 3.154 alunos beneficiados.

Olimpíadas Escolares de Caucaia 2012



O núcleo de Esporte na Escola através da Secretaria de Educação abre inscrições para as Olimpíadas Escolares do Município de Caucaia. Alunos de escolas estaduais, municipais e particulares poderão participar de atividades esportivas.

As inscrições poderão ser feitas do dia 29 de março ao dia 11 de abril nas escolas, nas categorias de 12 a 14 anos de idade e de 15 a 17 anos. A carteira de identidade é obrigatória no momento da competição.  Mais informações com o núcleo de esporte através do emailnucleo.esporte.caucaia@gmail.com ou telefone 3342-8041.

Secretaria de Educação Lança Programa Contra Exploração do Trabalho Infantil.



O Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – PETECA ano 2012 será lançado em Caucaia no dia 27 de março a partir das 08 horas na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada no Centro do município.

O Encontro será dirigido pela coordenadora do Programa Maria Zulene Rodrigues da Silva e a colaboradora Ana Maria Moura Barahuna, com a presença de 100 participantes entre eles coordenadores de escolas, professores e parceiros.

Em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria de Ação Social, o Conselho Tutelar, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, a Secretaria de Educação do município de Caucaia desenvolve desde o ano de 2009 o trabalho contra a exploração da criança e do adolescente nas escolas municipais através do PETECA. No ano de 2012 o município passa a beneficiar 6.367 alunos distribuídos em 25 escolas, através de um trabalho de conscientização com o objetivo de ter o aluno presente na escola, erradicando os índices de exploração do trabalho infantil, abordando o tema “Trabalho Infantil e Saúde”. 

Beneficência e meio ambiente

 Consultas médicas, palestras sobre alimentação saudável, atendimento jurídico, oficina de reciclados, orientação sobre coleta seletiva de resíduos, plantio e distribuição de mudas e Defensoria Pública constaram da programação do Dia do Bem Verde, realizada pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) em todo o Brasil, e no Ceará, por meio da 11ª Região, através da Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM). Foram beneficiadas 1.877 pessoas nos Municípios de Caucaia, Maranguape, Itaitinga, Sobral, Crato e Cascavel. Neste ano, a beneficência aliou-se à ecologia na programação.
"O Dia do Bem Verde realizou-se num clima de alegria, fraternidade e busca de conscientização em relação ao meio ambiente. A temática ambiental esteve presente em várias atividades. A participação da comunidade foi marcante e pudemos exercitar o amor ao próximo de uma maneira bem concreta", afirmou o coordenador regional da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, Ascelino Mendes. A Novo Encanto é entidade ambiental da UDV.
Já para a coordenadora regional do Departamento de Beneficência da UDV nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Marieta Parente Sobreira, o Dia do Bem Verde ficará na memória de todos como um dia de solidariedade e exercício do amor às pessoas que mais precisam. "Esse trabalho é reflexo de outras ações que já temos desenvolvido há mais de 30 anos, buscando praticar o bem sem olhar a quem", afirma ela.
Para a presidente da UBCM, Tânia Batista, a data é uma forma de destacar as ações beneficentes já realizadas junto às comunidades carentes que moram no entorno dos núcleos da UDV. "Essas ações têm uma importância basilar na nossa evolução enquanto cidadãos que vivem numa sociedade ainda muito carente de solidariedade e paz. Neste ano, os voluntários da UDV demonstraram com participação e dedicação o valor que temos dado às ações de beneficência", afirmou ela.
A monitora da UBCM no Núcleo Fortaleza, Caroline Jales, disse que o intuito foi também levar para as famílias carentes serviços que elas não tem muita facilidade de acesso no dia a dia, tais como consultas médicas, orientação nutricional e jurídica e educação ambiental. 

Diário do Nordeste

25 de março de 2012

Sobram vagas e faltam profissionais no mercado de petróleo e gás

Clique na imagem paa visualizar melhor
Com a perspectiva da instalação da refinaria Premium II e da siderúrgica no Pecém, as oportunidades para áreas de petróleo e gás são positivas. Para suprir a falta de profissionais, estão previstas mais 3.500 vagas do Prominp no Ceará.

Nos próximos anos, o cenário para o mercado de petróleo e gás é promissor. Porém, a falta de profissionais qualificados no País tem obrigado as empresas a importar mão de obra com formação tanto de nível médio como de nível superior. Outra opção também tem sido buscar em áreas afins, como engenharia química.
Além da busca por especialistas, há procura para toda a cadeia produtiva de petróleo e gás, que envolve muitos outros setores. Para suprir as necessidades, os incentivos para a especialização começam a despontar.
O Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) é um dos mecanismos utilizados pela Petrobras para formar profissionais. No Ceará, o foco tem sido a construção da refinaria Premium II. Para o Estado já foram abertas 212 vagas e a previsão é de quem mais 3.500 surjam neste e no próximo ano. A perspectiva é que 30 mil pessoas estejam empregadas de forma direta ou indireta em 2016.
“Estamos preocupados com a demanda inicial, com a terraplanagem da refinaria. Por isso estamos organizando cursos de construção civil”, afirma o gerente setorial de relacionamento externo da refinaria, Eurico Rocha. A qualificação no primeiro momento, diz, está voltada para os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante.
A Petrobras, segundo Eurico, tem buscado outras parcerias para qualificar mão de obra. Ele destaca a implantação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Caucaia, que está disponibilizando a partir deste ano três cursos com foco nas demandas de operação.

Qualificação
O sócio de auditoria da área de petróleo e gás da KPMG no Brasil, Bernardo Moreira, destaca que também há carência de profissionais da área de meio ambiente, fundamental na instalação dos empreendimentos da área. “O início das operações do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), previsto para ocorrer em 2012, e a descoberta da província do pré-sal, localizada em águas profundas, tornaram o setor um dos mais atraentes e promissores do País”, diz.
Mas nem só no Brasil há boas oportunidades para profissionais destes setores. “Formamos profissionais para atuar em qualquer local do mundo, não só no mercado local”, afirma o coordenador do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rodrigo Silveira Vieira.
A dica dele para quem está começando na área é dominar línguas estrangeiras. “O aluno precisa ter no mínimo inglês fluente, que é a língua mais utilizada na indústria. Também tem de ter boa desenvoltura, não só na área técnica, mas também na comercial, e boa postura”, diz.

Mercado
Com a falta de profissionais para os setores há risco de "apagão" da mão de obra
Futuro
O Brasil pode se tornar um dos principais produtores mundiais do petróleo no futuro" 


O Povo

Novo concurso da Petrobras tem vagas para Caucaia

No concurso da Petrobras, estão sendo oferecidas 17 oportunidades, para lotação em Fortaleza ou em Caucaia.
Os cargos em disputa são de técnico ambiental (1), técnico de administração e controle (2), técnico de inspeção de equipamentos e instalações (1), técnico de manutenção - elétrica (2), técnico de manutenção - instrumenção (1), técnico de manutenção - mecânica (2), técnico de operação (2), técnico de segurança (1), técnico de telecomunicações (1) e técnico químico de petróleo (4). Todas as funções requerem diploma de curso técnico na área almejada.


Entre os cargos com maior número de vagas disponíveis estão técnico de operação júnior e técnico de administração e controle júnior, para o nível médio, e engenheiro de equipamentos júnior - mecânica e administrador júnior para o nível superior. A remuneração mínima inicial varia de R$ 1.994,30 a R$ 2.896,02 para cargos de nível médio e R$ 6.388,31 a R$ 6.883,05 para cargos de nível superior.

Os polos de trabalho para os cargos de nível superior são todos nacionais, correspondendo a qualquer cidade onde a Petrobras possua instalações. Já os polos para as funções de níveis médio e técnico estão distribuídos entre os Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Cobrando taxas de R$ 35 para nível médio/técnico e R$ 50 para nível superior, a Fundação Cesgranrio receberá inscrições a partir do dia 27 de março, por meio de sua página na internet (www.cesgranrio.org.br). Será possível se candidatar até 11 de abril.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 6 de maio. Candidatos a advogado serão submetidos também a uma prova discursiva. Quem se inscrever para inspetor de segurança interna e técnico de perfuração de poços passará por exame de capacitação física.


Diário do Nordeste

Usuários mostraram-se satisfeitos com os testes com VLTs do Metrofor

Andar pela cidade com conforto, rapidez e segurança sem enfrentar trânsito soa como um sonho distante para quem enfrenta as vias de Fortaleza. No entanto, para alguns usuários, o transporte ferroviário continua sendo a melhor opção para fugir de engarrafamentos e economizar um pouco. Ainda mais com a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que devem substituir todas as antigas locomotivas com carros de passageiros do sistema ferroviário metropolitano.
A utilização do VLT em Fortaleza e Região Metropolitana começou sua fase de teste no início deste mês. Dois veículos transitam na linha oeste, com trajetos de ida e volta entre a Estação João Felipe e Caucaia. Ao todo, os veículos fazem 12 viagens diariamente em horários alternativos. Segundo Antônio Chalita, gerente de controle e tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em breve o VLT também será testado em horários de pico. “A gente vai implantar gradativamente para saber a resposta do trem, do público e dos funcionários”, explica.

Conforme Chalita, os usuários mostraram-se satisfeitos com a novidade. “É um upgrade que a gente fez para a população. O impacto tem sido muito positivo”, conta. Para Chalita, além da melhoria no conforto visual e sonoro, o VLT traz melhor climatização e distribuição de assentos. Ele explica que o veículo é mais leve por não possuir locomotiva, sendo, assim, mais rápido. São quatro carros, dois motores e dois geradores em cada veículo. “O VLT usa diesel hidráulico, que é mais suave do que o diesel elétrico, usado nas locomotivas”.
O equipamento também possui sistema de telecomunicações, de travamento de portas e de alerta de chegada às estações de embarque e desembarque, com sonorização e letreiro luminoso. Outra novidade é o livre trânsito dos usuários entre veículos durante as viagens. Cada um comporta 208 pessoas sentadas e 558 em pé, além de dois lugares para cadeirantes. Segundo Chalita, os operadores de VLT passam por treinamento teórico e acompanhamento de campo. “A gente está em operação assistida, nós operamos e o fornecedor assiste. Caso o equipamento apresente algum problema, eles solucionam”.
Para Chalita, os únicos problemas para a implantação de VLTs são externos. “Vândalos jogam pedras para atingir o trem. Mesmo nos veículos novos, já temos vidros quebrados”. Segundo ele, os pontos mais críticos são o Álvaro Weyne, a favela do Sossego, próximo ao Antônio Bezerra, e a Curva da Vassoura, próximo ao Araturi. Para evitar a depredação, Chalita explica que existe um sistema de segurança. “Em cada veículo ficam quatro seguranças, um em cada carro, além de dois nas estações. Tem também a equipe externa com duas viaturas e duas motos”, informa.

ENTENDA A NOTÍCIA
As antigas locomotivas devem ser substituídas por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Os testes iniciaram este mês na linha oeste e os usuários já aprovaram a mudança. Cada veículo comporta quatro carros e um total de 766 passageiros.

Saiba mais
19,5 quilômetros em dez estações
A linha oeste do sistema ferroviário de Fortaleza liga o Centro da Capital ao centro de Caucaia. Ao todo, são 19,5 quilômetros de extensão divididos em dez estações de embarque e desembarque: João Felipe, Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi e Caucaia. Mais de 10 mil usuários transitam pela linha oeste diariamente.

Serviço
Os testes dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) são realizados diariamente na linha oeste

Horários
Sentido João Felipe/Caucaia: 10h05min, 10h50min, 11h35min, 12h20min, 13h05min e 13h50min.
Sentido Caucaia/João Felipe:
10h50min, 11h35min, 12h20min, 13h05min, 13h50min e 14h35min
Mais informações: 3101 7100
O Povo